A importância dos projetos de leitura


Oiê, espero que estejam todos bem!

Eu sei o quanto deve estar sendo tedioso ficar em casa e sem ânimo algum para ler ou assistir algo novo. Até quem é adepto a cronogramas e uma certa rotina devem  estar caindo na procrastinação nem que seja às vezes. E tudo bem, afinal, o que estamos passando não é normal, e tudo bem estarmos sentindo algo, nem que seja sofrimento e angústia; mas esse "sentir" significa que temos algo de muito valioso para zelar com prioridade agora: nossas vidas.

Percebeu como, todos que podem, estão arrumando um jeito de ficarem 'juntos' nesse momento tão delicado que estamos vivendo? Seja com lives, grupos de amigos no whatsapp, chamadas de vídeos, etc. E como aqui, o meu foco são os livros, quero mostrar como se unir, mesmo que de longe, pode ajudar a tirar, mesmo que por um momento, a sensação de solidão que acaba ficando em nós durante a quarentena. 


Vou falar sobre as vantagens de algo que venho fazendo muito nos últimos meses, seja com a @mariasiimone ou com a @hale_dos_livros, o nosso objetivo é sempre o mesmo! Unir leitores. E agora, mais do que nunca, que são as LEITURAS COLETIVAS.

Eu já fui participante em diversos projetos como este, e desde o ano passado, comecei a organizar também, e pude notar uns pontos relevantes sobre a importância de ler um livro com várias pessoas e , na maioria das vezses, de diversas localidades através da praticidade da internet, são eles:

- Motivação para ler: sem dúvidas, neste momento de quarentena, os ritmos de leitura andam bem escassos, pelo menos para mim, e percebi que quando lemos em uma LC, e vemos outras pessoas avançando no livro e dizendo o que estão achando, isso motiva muito mais do que estar lendo sozinho. Esse também pode ser um ponto negativo para algumas pessoas, nem todo mundo consegue e acaba se frustando, mas o objetivo da leitura coletiva não é desmotivar, e sim, motivar a pessoa que não é acostumada a ler tanto ou dar aquele empurrãozinho em quem precisa desencalhar um livro da estante.

- Amizades novas: Ao topar participar de um projeto assim, que envolve muitas pessoas, quem costuma ser muito sociável, é excelente para conhecer gente nova. É uma chance e tanto para conhecer leitores de todos o Estados do Brasil; conhecer culturas, dialétos, sotaques novos; encontrar quem pense sobre um determinado livro assim como você e também, quem discorde. Leituras Coletivas são uma ponte para conhecer pessoas que, se não fosse a internet, nunca teríamos conhecido. Então, ao participar de uma, aproveite a oportunidade que ela te dá.

- Debates construtivos: Claro que, ao escolher um livro ou gênero para tal projeto, sempre ao final dele, tem a data estipulada pelo organizador para um debate. Que debate é esse? Onde, depois que todos tiverem concluído suas leituras, podem expôr como se sentiram ao ler; o que acharam dos personagens; se encontrou alguma dificuldade na escrita do autor(a); temas que envolveram a obra; qual a finalidade e os ensinamentos que o livro trouxe a tona; entre outros mais. São nos debates que precisamos mostrar o quanto o livro nos tocou, o quanto ele trouxe uma nova perspectiva, e como em tudo na vida, encontrar opiniões divergentes às nossas. E essa, sem dúvidas, é minha parte favorita em uma LC.

Aproveitamento da leitura: Existem as leituras coletivas com cronograma (páginas/capítulos por dia) e as que apenas dão a data de início e término do projeto. Em todas que fiz, optei pela segunda opção, mas gosto das duas. Mas algo que percebi de diferente entre ler em conjunto com outras pessoas e ler sozinha, foi que eu aproveito muito mais minha leitura. Sim, não tem aquela coisa de ler por quantidade, e sim, ler críticamente para debater sobre no final. Isso nos faz ler com mais calma, atentando mais aos detalhes, diálogos e cenas que ocorrem na obra para formular nossas ideias e expôr no debate do projeto, pois toda LC se baseia, sempre, no debate no final. E esse último tópico, é o que deveríamos fazer em qualquer leitura. Aproveitar cada página.




E você, já participou de alguma leitura coletiva? O que achou, gostou? Acha que deixei de falar de algum ponto? Deixe seu cometário sobre o que você pensa sobre esse tipo de projeto de leitura! 

Eu queria agradecer pela sua companhia nesses cinco anos de LSM!
Então não esqueça de SEGUIR O BLOG e o Instagram @LEITORESESUASMANIAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo