{Resenha} O Hobbit - J. R. R. Tolkien

  Olá, tudo bem? seja muito bem vindo(a) ao LEITORES E SUAS MANIAS!

     Se tem uma coisa que nunca passou na minha cabeça em todos esses anos como leitora, é que eu leria Tolkien um dia. Estou dizendo isso pois nunca me interessei por O Senhor dos Anéis, nem mesmo depois que passei a ser leitora assídua. Os filmes então, sempre passei longe, só ouvi de um ou de outro coisas como "dormi assistindo", "muito chato" ou "é muito tempo de filme", e cá estou eu, que após me encontrar no gênero da Fantasia e ter feito do C. S. Lewis meu maior amigo, tudo que ele leu, indica ou comenta em seus livros, brota uma faísca de curiosidade em mim. As Crônicas de Nárnia me tocou de uma forma que nenhum outro livro fez, e agora, que estou colecionando e lendo outras obras de Lewis, tenho sentido vontade de conhecer o universo criando por seu amigo de verdade: J. R. R. Tolkien.
     
O Senhor dos Anéis. Eu mesma nem sei explicar como eu simplesmente parei e decidi comprar a trilogia, mas no ano passado, com uma promoção da Submarino, eu arrisquei e me comprometi em ler. E foi então que fui apresentada a O Hobbit, até então desconhecido por mim. Foi uma grande surpresa ter um livro um pouco menos volumoso que eu pudesse ler antes da trilogia e que eu pudesse me familiarizar com a escrita do autor, pois ali mesmo, eu já saberia se iria gostar ou não de iniciar a leitura desses livros. E fui, li rapido até, mas assim que me vi presa na trama, em como me diverti e mergulhei de cabeça na história, diminui o ritmo de leitura pra que não terminasse...

Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos. Essa jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler e descobrir. Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.

     Foi uma surpresa tão grande pra mim me perceber envolvida e emersa no enredo de O Hobbit que eu não queria finalizar o livro! Pra mim, que nunca quis passar perto de O Senhor dos Áneis por um medo bobo da escrita e/ou de que seria um livro difícil de ser lido depois de ter ouvido tanto isso de terceiros foi uma surpresa mais que incrível, eu, definitivamente, me rendi em conhecer mais obras do Tolkien e espero poder fazer parte dos que já leram esse mestre. E agora, estou aqui para te convencer a ler também e ter uma experiência como nunca antes com o gênero Fantasia. A verdadeira fantasia.

     A única vez que tinha sentido que havia entrado dentro do livro e estava vivendo as aventuras junto aos personagens foi quando li As crônicas de Nárnia pela primeira vez em 2017. Achei que isso fosse demorar muuuuitos anos pra acontecer novamente, mas em O Hobbit foi a mesma sensação, de novo me encontrei dentro das páginas, como se ao ler, eu fosse mais um dos personagens vivendo tudo aquilo em que eu estava lendo. Bilbo, nosso querido companheiro durante a leitura, é um Hobbit, um tanto na sua, que não gosta de grandes mudanças e nada que venha interferir em sua rotina, que adora estar em sua toca no chão e seu cachimbo aguardando a hora do chá. Desfrutando de sua calmaria, Bilbo vai se deparar com o mago Gandalf e mais 13 anões para uma aventura que nem ele mesmo sabia que estava pronto para desbravar. Ele não fazia ideia do destino dessa mudança repentina em sua vida, não a aceita a princípio, mas no decorrer dos acontecimentos, sem nem ao menos perceber, ele vai se entregando e percebendo que não está ali para ser um peso morto ou um espectador, ele está ali como peça chave de toda a jornada. Estar com um mago pode parecer reconfortante, alías há diversos perigos no caminho em que eles precisam percorrer de acordo com o mapa que eles possuem, mas e quando o mago desaparece, de onde pode vir o auxílio? Pois é isso mesmo que Gandalf faz em grande e na melhor parte de toda a trajetória deles, desaparece sem deixar rastros, e são nossos anões e o querido Bilbo que precisam agir. Cada obstáculo os fortalecem e os encorajam a prosseguirem, mostram que são capazes e que estão aptos para cumprirem o que o mago idealizou para esse pequeno grupo. 

     Não se trata de uma história com reviravoltas e acontecimentos chocantes, é uma narrativa leve mas capaz de te trazer inúmeros aprendizados. Bilbo é o que mais tem a nos ensinar, um Hobbit fechado socialmente, que não vê grande expectativas para si mesmo nem ao menos esperança de que as coisas mudem. Ele em nenhum momento quis mudar, a mudança chegou até ele de alguma maneira, provando que além dele ser capaz de grandes coisas, o que era preciso ser feito, só ele poderia fazer da forma correta e com graciocidade. Somos um pouco do Bilbo, independente da área, mas somos, e fico maravilhada em como os livros podem nos abrir os olhos em questões tão particulares e internas que só nós mesmos sabemos que existem. Livros que me tocam e que ensinam a me tornar uma pessoa melhor sempre devem ser recomendados, e espero que vocês também leiam!



Eu queria agradecer pela sua companhia!
Ah, e não se esqueça de SEGUIR O BLOG e o Instagram @LEITORESESUASMANIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo