{Resenha} Cristianismo Puro e Simples - C. S. Lewis

 Olá, tudo bem? seja muito bem vindo(a) ao LEITORES E SUAS MANIAS!

     Bom, é verdade que não estou mais ativa por aqui com resenhas de todos os livros que li até hoje, mas também não ando conseguindo fazer muitas coisas. Eu sei que não preciso dizer o motivo, mas qualquer pessoa com um pequeno acesso ás notícias percebe que o atual cenário que estamos vivendo não é dos melhores, e a cada dia, parece que piora, não é? Eu sou o tipo de pessoa que absorve completamente tudo ao meu redor, e não estou sendo exagerada. Por ser esse tipo de pessoa, bem emotiva - até que demorou muito, pensei que ficaria assim desde o ínicio da pandêmia -, mais ou menos de um ano pra cá tenho perdido o ânimo de fazer até as coisas que mais gosto, como ler, estudar e escrever aqui. Eu até sentia vontade de "fazer" as coisas, mas parece que algo dentro da gente pesa e tais atividades perdem o sentido e você passa a querer ficar quietinho(a) na sua. 

     Eu fiquei assim por bastante tempo mesmo, mas em Janeiro desse ano criei o projeto de leitura (pelo menos uma coisa que amo fazer foi pra frente) de As Crônicas de Nárnia, que foi tremendamente incrível - para mim foi releitura. Como a maioria deve saber, nessa obra, encontramos diversas referências bíblicas completamente edificantes e renovadoras, então, a cada volume (sete no total) foi me dando cada vez mais vontade de me aproximar de Deus novamente. E foi o que fiz. Senti mais prazer na leitura e em Jesus como companhia. Agora, criei mais disposição para voltar a realizar minhas coisinhas e atividades que eu anteriormente nao estava conseguindo. E nessa releitura do meu livro favorito, me senti atraída em iniciar a leitura desse livro que tenho desde o ano passado mas ainda não havia pego nele: Cristianismo Puro e Simples.

Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C. S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar a fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio C. S. Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura. Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial e com tradução e uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra - e ainda reverberam mais de 70 anos depois.

     Ele é um clássico de C.S. Lewis, autor de diversos livros como As Crônicas de Nárnia e Trilogia Cósmica (já li ambos) e pretendo ler ainda mais títulos dele até Dezembro, podem aguardar! Mas hoje o foco é no livro que entrou para um dos meus favoritos do ano. Você já ouviu falar em Cristianismo? Caso não saiba, é o termo usado para os ensinamentos e vida de Jesus Cristo. Todos que aderem esse movimento para si ficam conhecidos como cristãos. E durante toda a leitura, o autor tenta mostrar através de diversos exemplos lógicos e fácil entendimento o conceito básico do que é o Cristianismo e como os considerados cristãos devem agir perante a sociedade para pôr em prática aquilo que se dizem seguir. Eu tinha um pouco de medo de começar esse livro pois achei que seria muito difícil de compreender, mas desde que comecei a introdução dele não consegui mais largar até finalizá-lo. Para quem não sabe, eu faço parte dos intitulados cristãos, confio e creio em Jesus como Filho de Deus, por esse motivo, me torno automaticamente, pela fé, seguidora de Cristo. Mas será que crer e ter fé é o suficiente? O que o Cristianismo quer de nós?

     No Cristianismo, temos o nosso livro, chamado Bíblia. Nela, encontramos tudo que é essencial saber a respeito de Deus e como devemos levar nossas vidas até a volta de Cristo: um manual de instruções cristão. Mas apenas ser "cristão" não é garantia de sucesso divino, é preciso meditar na Palavra e lutar a cada dia para colocar tudo que o Senhor nos ensina em prática. Fácil? Pois não é, nem um pouco. O ser humano, por mais amado que seja por Deus, é falho e miserável, faz de tudo para se dar bem as custas dos outros, mente, pratica injustiças e mata. Acho que com esse pequeno relato já dá para entender o quanto somos indignos. Mas no Cristianismo aprendemos que há um Deus que perdoa tudo de ruim e contra a lei dEle que venhamos a descumprir, mas só ter fé/crer não será o suficiente para se rotular como cristão, vai muito além. A própria Bíblia, que deve ser lida criticamente e trazendo tudo para o nosso cenário/contexto atual, diz que "a fé sem obras é morta" (Tiago 2.26), então, prova que não temos mérito algum em NADA, absolutamente nada, eu ser cristão não me fará maior do que o meu próximo, pelo contrário, o Cristianismo pede para eu me humilhar, dar o outro lado da face quando alguém me atacar, servir e amar o meu próximo sem esperar recompensa alguma. Assim como Jesus, que veio ao mundo e o matamos. E pensar que chamamos tanto por Deus, se Ele viesse, não me surpreenderia ser o matássemos de novo. Temos o prazer de sempre querer brincar de ser deus.

     Mas lembra que eu disse anteriormente que mesmo sendo cristãos continuaremos sendo seres humanos e fadados ao erro? É esse o ponto que Lewis trabalha em seu livro, que o cristão venha se diminuir para que Cristo cresça através dele (João 3.30), e não o contrário. Usar Deus como um mero amoleto para nossos pecados só revela que estamos nos enganando dentro da fé. Eu não posso encher o peito e gritar aos sete mares "eu sou cristão(ã)" se quando vejo alguém próximo passando por uma necessidade e não ajudo (nem que seja com uma oração); tenho como doar roupas e agasalhos que não uso mais para moradores de rua mas estou muito ocupada para me preocupar com isso; trato as pessoas com desdém e não me importo com os sentimentos delas. Os exemplos que posso dar são diversos, mas citei alguns bem relevantes e que na maioria das vezes acontece e o cristão se faz de cego. Deus não nos prende em correntes, não faz panelinha com os que creem nEle, Ele nos faz livres para levarmos amor ao próximo (esse próximo é o mundo inteiro, não só quem nos agrada), o Cristianismo é tão simples e o tornamos o mais odiado de todos os movimentos por causa da nossa própria conduta. O nome de Jesus muitas vezes é negado pelo agir do próprio povo que se acha filho de Deus.

     Lewis se tornou meu escritor favorito pois não oculta a realidade, lembrando que esse livro foi publicado por volta de 1942-1944, imagino o que ele não teria escrito vivendo nos anos atuais, vendo o que estamos fazendo com o Cristianismo. Nessa obra é abordado em que os cristãos acreditam e o que realmente fazem com a crença; tudo que entendemos como certo e errado e quem determinou isto; que o livre arbítrio deve ser visto de uma maneira nova, pois Deus sabia tudo que iria ocorrer no mundo mas mesmo assim escolheu nos tornar livres; a busca por felicidade em coisas passageiras; de impôr nossa fé em Deus as outras pessoas de forma opressora; que o Cristianismo é o sacrifício de Jesus Cristo; que ser cristão é buscar todos os dias o perdão de Deus e não nos acharmos melhores do que ninguém; que aceitar Jesus na sua vida exigirá você por inteiro; a visão do casamento; que é Deus que se revela a nós; que para sermos novas criaturas em Cristo devemos andar na sua Luz e obedecê-lo. Citei apenas alguns dos assuntos que podem ser aprendidos com essa leitura maravilhosa. Deus falou muito comigo durante todo o processo, Deus é simples e está em tudo. Um livro, um jogo, uma música, um lugar, uma pessoa. Deus sempre será o amor e Jesus, em sua morte, é e pra sempre será a extensão desse amor. Então quando você for tratado/cuidado por alguém e ver amor nas ações dela, saberá que Deus está atuando através dela, do contrário, se for alguém que se diz ser cristão e não age como Deus pede, está enganando a todos e a si mesmo. 

     Nada que eu escrevi aqui chega perto da experiência de ler o livro, espero que as poucas coisas que eu disse possam fazer mais pessoas conhecerem essa obra. Que através dela Deus te leve a um relacionamento cada vez mais profundo com Ele e que a Bíblia vire seu livro favorito da vida, da sua vida de hoje e a que está por vir com Cristo ♥


Eu queria agradecer pela sua companhia nesses SETE anos de LSM!
Ah, e não se esqueça de SEGUIR O BLOG e o Instagram @LEITORESESUASMANIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo